A Psicologia Positiva

Inúmeros experimentos científicos na área da psicologia positiva já foram feitos para comprovar os benefícios que a gratidão pode trazer à nossa vida. Um destes exercícios (realizado e validado empiricamente) é a carta da gratidão. Ele visa melhorar o bem-estar das pessoas (clique aqui para saber mais sobre estes estudos)

Com base nestes estudos, o pessoal do Soul Pancake encontrou um estudo científico de 2005 sobre Felicidade que diz que o segredo para ela é a gratidão. Sendo assim, resolveram testar essa informação, e o resultado é este abaixo. Assista e veja que emocionante:

Mude a sua vida com estes

28 Exercícios de Gratidão!

Flávio Bock

Hipnoterapeuta Omni 

Trainer e Master em Programação Neurolinguísitca. Graduando em Psicologia; 

Bruna Melo 

Hipnoterapeuta Avançada 

Master Practitioner em Programação Neurolinguística. Graduanda em Psicologia 

Sobre os 28 Exercícios de Gratidão

São esses exercícios de gratidão que nos nortearão nos próximos 28 dias. Vamos começar listando nossos desejos, e depois iniciaremos um a um dos exercícios mágicos.

Observações importantes:

  • Lembre-se de que esses exercícios de gratidão são práticos e que devem ser experienciados para que surtam efeito.

  • Preste muita atenção em cada detalhe, e a cada dia leia um exercício colocando-o em prática logo em seguida.

  • Se você puder comprar um caderninho para utilizar como caderno da gratidão durante os exercícios, o ajudará bastante.

Coloque em prática um a um dos exercícios e seja você, mais um exemplo vivo de como a Gratidão pode mudar a vida de uma pessoa!

Quando começamos a compreender de forma concreta como as coisas realmente acontecem, passamos a nos perceber de maneira diferente. Nosso mindset muda.

Passamos a observar nossos sentimentos e pensamentos. Paramos de culpar os outros por nossos próprios erros e reconhecendo em nós, os mestres de nossa própria existência. Somos nós, os responsáveis por nossa atual realidade.

A Gratidão e as Figuras Espirituais

Conforme mencionei no vídeo, o poder da gratidão é pregado e praticado há milhares de anos, e vem sendo transmitido ao longo dos séculos, atravessando continentes e permeando uma sucessão de civilizações e culturas.

Ela está presente, inclusive, nas mais importantes religiões do mundo como o cristianismo, islamismo, judaísmo e hinduísmo. A gratidão foi transmitida através de grandes e importantes figuras espirituais na história:

  • Maomé disse que a gratidão pela abundância recebida é a melhor garantia de que mais abundância virá.

  • Buda afirmou que não há motivo para sentir algo que não seja gratidão e alegria.

  • Lao Tzu declarou que, se você se alegrar com a maneira como as coisas são, o mundo inteiro será seu.

  • Krishna disse que aceita com alegria tudo o que lhe é oferecido.

  • O rei Davi falou sobre a necessidade de darmos graças a todo o mundo, a tudo o que existe entre o céu e a Terra.

  • Jesus dizia obrigado antes de executar cada um dos seus milagres

Gandhi, Madre Tereza, Martin Luther King, Dalai-Lama, Leonardo da Vinci, Platão, Shakespeare, Esopo, Blake, Emerson, Dickens, Proust, Descartes, Lincoln, Jung, Newton, Einstein e muitas outras personalidades famosas também foram citadas por Rhonda em seu livro como pessoas que praticavam a gratidão.

Einstein, por exemplo, com suas descobertas científicas, mudou a maneira como nós enxergamos o Universo, e segundo a Rhonda, quando falava sobre suas incríveis conquistas, sempre agradecia a ajuda dos outros.

De onde vem a Magica ?

 

Este livro possui 28 exercícios de gratidão, e cada exercício tem o propósito de trabalhar o sentimento de gratidão em uma área diferente da sua vida.

São exercícios de gratidão para melhorar a saúde, trazer mais prosperidade, melhorar sua relação consigo mesma(o) ou com as demais pessoas (…) Após a conclusão do último exercício a transformação será profunda e inevitável.

Quando me deparei pela primeira vez com ele, ficamos maravilhados, testamos e FUNCIONOU. Até então, já tinha o costume de agradecer por tudo instintivamente, mas cada frase e cada exercício do livro me abriu os olhos para diversas coisas que até o momento não eram tão claras.

Entre várias outras coisas, nestes exercícios de gratidão contabilizamos nossas bênçãos diárias e logo no primeiro capítulo somos convidados a listar nossos desejos mais profundos (afinal, precisamos saber claramente o que desejamos para posteriormente cocriá-los, não é?!)